top of page

Deputado Alexandre Leite

LW  - Por gentileza, fale-nos o seu nome, idade e local de nascimento.


AL -  Alexandre Leite da Silva, 23, São Paulo-SP.

 

LW -  Qual é a sensação de ser eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, aos 21 anos de idade e com mais de 110 mil votos?

AL -Eu diria um misto de orgulho, honra e responsabilidade.


LW -  Acreditamos que senso de responsabilidade deva ser grande considerando o tamanho e a complexidade da cidade, Estado e o país que você representa a ficha já caiu? Como é ser e assumir uma posição de tamanha importância e de destaque no poder Legislativo nacional?

AL - Demorou um pouco, mas a ficha caiu sim, na medida em que tomamos ciência da grandiosidade do nosso poder em relação a aqueles que representamos, a responsabilidade aumenta cada vez mais.

LW - Vamos falar sobre o paintball e voltamos um pouco mais adiante ao cenário político... você começou a jogar paintball com quantos anos? Onde ?

AL -Aos 14, a primeira vez foi no Play Paintball (Mercenários).

LW -  Você tem um curriculum esportivo considerável, com a conquista de títulos importantes, com excelentes atuações quando ainda era adolescente em um time chamado Mosca Frita (rs) e depois integrou o time do Ninjinhas em São Paulo, considerado o time mais antigo de speed em atividade no Brasil, com mais de 20 anos de existência e o time com mais vitórias e conquistas em campeonatos... fale-nos um pouco sobre sua retrospectiva esportiva.

AL - Não me lembro muito bem, mas já passei por times como o Mata-Prea, Piratas, Ninjinhas Junior, Ninjinhas, Ninjinhas Delta e atualmente Ninjinhas Anarchy, joguei diversos campeonatos durante a minha “vida paintebolistica” e em vários lugares do Brasil, da América Latina e Europa.

LW -  Na sua carreira e curriculum esportivo quais eram ou ainda são suas maiores aspirações? Até onde gostaria de chegar ?


AL - Acho que o sonho de qualquer Brasileiro jogador de Paintball é ser campeão Mundial ou Europeu.

LW - Você já jogou ou joga cenário ?

AL - Jogo sempre que posso e adoro o estilo de jogo.


LW -  Qual é a sua percepção sobre o crescimento do paintball no Brasil e no mundo ?

AL - Muito crescente, vários países estão aos poucos descobrindo o Esporte e adotando-os como uma novidade ou alternativa a quem gosta de adrenalina, o Brasil como sempre está atrasado na questão legislativa que só tomou rumo após eu assumir o mandato como Deputado Federal, isto tem impedido o crescimento do esporte no País, que mesmo assim cresceu de forma muito significativa.

LW - Na sua opinião, quais são as maiores virtudes do paintball como esporte ?O que ele trás para as pessoas como benefícios ?

AL - Em primeiro lugar acho que para qualquer jogador são os amigos e amizades que construimos lá, assim como a adrenalina e uma eu diria “valvula de escape” para o estresse cotidiano, alguns pescam outros jogam bola, nós só as disparamos.

LW - Você acredita que o paintball tem potencial para um dia ser um esporte olímpico ?

AL - Acredito e muito, pelo menos no Brasil estou fazendo a minha parte como legislador, talvez ao menos neste sentido sejamos pioneiros na matéria.

LW - Na sua opinião quais são os gargalos que impedem o crescimento do paintball no Brasil ?

AL - Em primeiro lugar acho que os mal intencionados, pois, por causa deles acabamos sofrendo com o excesso burocrático e fiscalizatório em cima de nossos equipamentos, desde o contrabando ao mau uso ou uso de má-fé, em segundo a própria burocratização.

LW- Como importante membro do poder Legislativo Brasileiro, e também como conceituado atleta com extenso curriculum esportivo, você acha que atribuir à competência ao Exército Brasileiro pelo controle e fiscalização do paintball foi um exagero ou na sua opinião foi uma medida acertada ?

AL - O fato é: alguém tem que fazer este controle, como já dito a cima, existem mal intencionados, assim como, não devemos nos iludir e achar que passará pelo crivo de todos os Deputados e Senadores um projeto que não conste nenhum tipo de controle sobre estes equipamentos, não o faria se não achasse certo.

LW - Para o cidadão comum...a palavra “Governo” além de complexa parece-nos abstrata e muito distante...como é ter acesso e portas abertas a quase tudo e todos, porexemplo: Ministério do Exército e Estado Maior das Forças Armadas ?

AL - Na verdade todos deveriam ter igual acesso a todos os 3 Poderes, ao menos a Constituição reza isto, ocorre que eles tem um dever, uma obrigação maior para com os Parlamentares até porque representamos proporcionalmente uma parcela considerável da sociedade, nós temos prerrogativas que os intimida e os obriga a nos atender, nestes casos em que a população se dá com a porta na cara ou se sente lezada, ai então usamos nossas prerrogativas para colocar “ as coisas no eixo”, é gratificante poder fazer algo de fato que possa ajudar o povo brasileiro.

LW - Fale-nos em linhas gerais sobre o teor, a essência do seu projeto de lei que regulamentará o paintball no Brasil.

AL - O teor foi construido em conjunto com várias entidades tanto do Paintball como do Airsoft, a essência e principal objetivo deste projeto foi desburocratizar e legalizar estes esportes e como é o caso do paintball, ocorre que existeum conjunto de ações em prol destes esportes e não somente o PL referido, temos um requerimento de indicação ao R-105 que já foi acatado pelo Ministério da Defesa que retirará em poucos dias da ilegalidade o Paintball, e outro projeto que já foi aprovado na Comissão de Segurança e já está sob Relátoria do Dep.Vicente Cândido na Comissão de Constituição e Justiça.

LW - Qual foi a importância e o peso do trabalho com a FPESP ,sua presidência e Diretoria na elaboração do seu projeto de lei ?

AL - Foram essênciais e continuam sendo para o esporte no País, pois, não só fazem por São Paulo, mas como por outros Estados e em alguns casos de forma voluntária e solidária, sempre muito prestativo, tanto a Diretoria como o Presidente.

LW - O que é preciso para que um projeto efetivamente vire Lei ?

AL - O PL precisa ser aprovado pelas comissões da Câmara dos Deputados e pelas Comissões do Senado Federal e Promulgado no próprio Senado(caso continuem neste regime comum de tramitação), mas tudo pode mudar de acordo com o entendimento dos Parlamentares.

LW -  No caso do projeto de lei da sua autoria quais as chances de ser aprovado e efetivamente virar uma lei que regulamente o esporte ? Seu PL conta com o apoio de quem ?

AL - Temos grandes chances de termos esta regulamentação aprovada, ora não existe rejeição aparente entre os parlamentares, ao menos até o momento, assim como fui prudente na construção do texto, fiz de uma forma que agrade a todos e não coloque em risco o nosso projeto, mas tenho certeza de que haverá mudanças por parte dos parlamentares e até mesmo por este parlamentar que vos fala, irei rever alguns pontos do projeto, na questão da obrigatoriedade de se federar, na questão da entrada, permanência e comércio de marcadores e jogadores estrangeiro no País, e outras mudanças de correção de redação a princípio.


LW -  O que caminhou e o que ainda falta para chegarmos lá ?

AL - A maior vitória até o momento como já disse, foi o Ministério da Defesa acatar a minha Indicação ao R-105 que retira de imediato o Paintball da Proibição, está somente faltando a pulicação no DOU, que já demora, pois o R-105 está sendo reformulado em várias outras questões de que trata, assim como a aprovação do PL-já aprovado na CSPCCO que está na CCJC aguardando o relátorio, ainda falta muito a avancar mas nós chegaremos lá, enquanto estiver investido no meu mandato o farei com muito prazer e carinho, e não existe outro motivo que não este, todos sabem que meu trabalho principal como representante do povo não é o Paintball ou Airsoft, ajudaram mas não seriam suficientes para eleger um representante desta categoria, mas, não iria como jogador deixar de prestar zelo a uma das coisas que mais amo na vida.

LW - Um país como os EUA, não há interferência ou controle do Estado sobre a prática do paintball e até ondesabemos há poucos registros de uso indevido dos marcadores mesmo levando em consideração que existem segundo estimam os especialistas 5 milhões de praticantes do paintball, quais são as chances de no Brasil termos a mesma liberdade?

AL - Zero, pois, não vendemos armas de fogo no mercado como é feito nos EUA, o paintball para eles, quem dirá, sabemos das diferenças culturais, financeiras e ideológicas, que permeiam o nosso Brasil, temos de viver a nossa realidade e dentro dela lutar pelas nossas conquistas e nossos Direitos (Não me odeiem por dizer isto, só estou sendo realista).

LW - Para as pessoas em geral, jogadores, profissionais e empresários que atuam diretamente e movimentam o esporte no Brasil, existe algum meio ou local onde possamos acompanhar o status , estágio e andamento do seu projeto de lei ?

AL - No site da Câmara dos Deputados é só colocar o nome do PL que deseja acompanhar e se cadastrar para ser comunicado por email a cada movimentação, é um sistema bem moderno. www.camara.leg.br

LW - Voltando ao jogador de paintball do time do Ninjinhas, qual é seu desejo... o que gostaria de ver num futuro próximo para o paintball no Brasil ?

AL -Mais eventos, mais times inscritos e mais jogadores em todo o território nacional, e o Brasil ser pioneiro em Paintball nas Olimpíadas.

LW - Qual é a mensagem Deputado Federal Alexandre Leite eleito pelo Estado de São Paulo com a expressiva votação com mais de 110 mil votos , poderia registrar ou enviar agora para todos os jogadores de paintball que nos lêem agora ?

AL - São 112.950, (950 votos fazem a diferença) Aos jogadores eu diria que não desistam do esporte, que incentivem e mostrem o lado bom do esporte a todos os amigos familiares, deixe que participem e mostrem que lá, também temos gente de bem, que também pode ser um ambiente familiar, já temos imagens negativas o suficiente sobre o nosso esporte, não vamos nós mesmos dar ibope a elas ou criar situações constrangedoras a imagem do esporte.

LW - Gostaria de registrar algum recado, recomendação ou mensagem em especial ?

AL - Um Feliz Natal a Todos(as).

 

  • c-facebook
  • c-youtube
bottom of page